SEMINÁRIOS-CURSOS

1. FALAR EM PÚBLICO

 

Truques para evitar o famoso “branco” ao falar em público

Prime Cursos30.11.2016
  

Você já ficou tenso em alguma apresentação em público? Ficou com medo de errar ou, pior ainda, esquecer o que ia falar? Saiba que é normal e muitas pessoas temem o famoso “branco” ao falar em público.

O apavorante “branco” pode acontecer quando a pessoa está muito nervosa. O nervosismo aparece porque a pessoa tem medo de ser julgada ou interpretada de forma equivocada durante a apresentação. Além de esquecer sua fala, muitas pessoas podem até suar e gaguejar.

O que podemos fazer então para evitar que essas coisas aconteçam? Afinal, todos desejam ter tranquilidade e uma boa apresentação, sem nervosismo e erros. No artigo de hoje vamos ver algumas dicas de como evitar este problema.

falar-em-publico

Prepare o conteúdo da apresentação com antecedência e paciência

Nada melhor do que um bom planejamento. Se preparar com antecedência e paciência é um dos segredos de sucesso de qualquer palestrante. Por isso, não deixe para estudar e preparar o material um dia antes da apresentação. É necessário ter um bom tempo para preparar e estudar. Uma boa dica é fazer slides, que são práticos e eficazes para qualquer palestra. Coloque-os em tópicos, para facilitar a localização de todo o conteúdo. Provavelmente será mais fácil lembrar do assunto quando você olhar para algum tópico.

Evite decorar

Deixe a “decoreba” de lado e aprofunde-se sobre o assunto. É muito importante que você compreenda o tema que irá abordar, principalmente se você tiver que responder perguntas durante ou no final da palestra. Além disso, o conhecimento sobre o assunto fará com que sua apresentação seja mais atraente e natural. As palestras ficam muito mais interessantes quando percebemos que o palestrante realmente entende do assunto e sabe do que está falando.

Não estude apenas o conteúdo da apresentação

Nada de estudar apenas o necessário e o que irá falar. Busque informações sobre tudo relacionado e que você pretende abordar na apresentação. Com isso você terá novos caminhos. Existe uma técnica conhecida como storytelling, que tem como objetivo contar uma boa história, com o recorte definido pelo palestrante. Essa é a oportunidade para conquistar o público e mostrar que você entende do assunto.

falar-em-publico-

Mantenha a calma

Mesmo com as dicas acima, sabemos que o nervosismo pode aparecer e o “branco” pode acontecer. Se este for o caso, primeiramente respire e mantenha a calma. Se esquecer o que ia falar, tente ganhar tempo enquanto você tenta lembrar. Peça desculpas e comece novamente. Tente evitar que o público perceba o que aconteceu, afinal, apenas o palestrante sabe até onde o conteúdo da apresentação irá terminar, o público não.

Para finalizar, lembre-se de treinar bastante e pedir para que alguém o avalie. Nada melhor do que ter um “público” em casa antes de partir para a apresentação, não é mesmo? Fale como se já estivesse na apresentação, e quanto mais você treinar, melhor.

Para quem tiver interesse, recomendamos o Curso de Oratória e Apresentação em Público da Prime Cursos do Brasil. O curso é totalmente gratuito e online, e você pode estudar quando 

BOM DIA NA PAZ DE JESUS!

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!